Quando começou a novela global Salve Jorge, uma das peças que logo nos chamou a atenção foi o bracelete que a personagem de Giovanna Antonelli usa, com a inscrição da oração de São Jorge. A delegada Helô dificilmente aparecia sem a joia. Depois, outras personagens foram surgindo na novela, também usando braceletes poderosos. E está todo mundo amando a ideia…
A moda dos braceletes virou mania há algumas temporadas, quando eram usados nos dois punhos, ou nos antebraços, por fashionistas e itgirls mais descoladas. Logo que a moda surgiu entre as grifes mais poderosas, quem viveu os anos 70 foi invadido por uma sensação de nostalgia. Heroínas como a Mulher Maravilha e Poderosa Ísis, dos seriados de televisão mais populares da época, tinham em seu figurino braceletes marcantes, repletos de poderes sobrenaturais.

Segundo Regina Machado, consultora de design de joias e pesquisadora de tendências do IBGM (Instituto Brasileiro das Gemas e Metais), ”os braceletes estão fortemente relacionados às figuras míticas e poderosas, como os faraós, os gladiadores e os guerreiros”. Ela explica que todas as grandes joalherias da nossa história usaram os pulsos como suporte para as joias. “Do Egito antigo até os indígenas das mais diferentes regiões. Ou seja, o uso das peças de adornos corporais é atávico. O ser humano adorna o seu corpo para se destacar e se diferenciar”.
E o acessório pegou fooorte nas personagens da novela Salve Jorge. E, como este acessório está ligado ao requinte e ao poder, sobretudo mulheres marcantes usam bracelete na trama:

Giovanna Antonelli com bracelete de Juliana Ibarra, com a oração de São Jorge.

Giovanna em cena com bracelete Lygia Durand, com oração e imagem de São Jorge.

Claudia Raia com double cuff do designer Raphael Falci.

Letícia Spiller (Antônia) com bracelete prata, com vazado no centro, de Mônica Pondé.

Natália do Vale, a Aída, usa bracelete prata.
E vocês, também vão apostar na tendência para a temporada?